Surrealismo no porto (Notas do Peru – parte 4)

Por LUSA

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Foram os manifestos da Semana de Arte Moderna de 1922 e da Antropofagia de 1929 que deram o tom da vanguarda literária brasileira nos anos 20. No mesmo momento no Peru é um livro mesmo, explorado como objeto poético, que cristaliza o avanço vanguardista. Estou falando de 5 metros de poemas, de 1927, de Carlos Oquendo de Amat (1905-1936), um livro acordeão que se desdobra até atingir cinco metros, cheio de imagens e uma diagramação inovadora.

 

Surrealismo no porto (Notas do Peru – parte 4)
Por: Alessandro Atanes
25 de Outubro de 2010 às 20:10

por lusa

Oquendo tomou parte do mais expressivo grupo da vanguarda literária peruana, ao lado de César Vallejo, Martín Adán e César Moro. Nos 5 metros de poemas encontramos algumas imagens portuárias, como em Porto, escrito, assim como todo o livro, sob a influência dos movimentos ultraísta, que Borges levou da Espanha para a Argentina, e surrealista. A seguir, a primeira tradução do poema no Brasil.

p           o              r               t               o

 

O perfume virou uma árvore

                           e voam as cores
                          dos transatlânticos

               No cais
              de todos os lenços se fez uma flor

Vai cantando a música linear de um barco
e o calor pasta a lua

De uma taverna
um marinheiro
tira das garrafas filmes projetados da infância

Ele á agora Jack Brown que persegue o cowboy
e o assovio é um cavalo do Arizona.

      UM SUSPIRO ATRÁS DA MONTANHA

E para que ria

         a brisa traz
        as cinco pétalas uma canção

 

 

Na imagem, é possível notar a diagramação inovadora

Outro achado é Antuérpia, poema que leva o nome da cidade portuária Belga. Abaixo, a parte final do poema em que o porto é chamado de “envelope postal do mundo”. A diagramação, assim como em Porto, segue a da coletânea onde os poemas foram encontrados.

 

 a           n           t          u           é           r           p           i           a

 

             Antuérpia
O     c  a  l  o   r       é      c   o   m   o     u   m    p   e   n   s   i   o   n   i   s   t   a

    Antuérpia
É A CIDADE LÍRICA                                               É A CIDADE ELÁSTICA

                        É a cidade sem distâncias
                        as ruas são suspensórios de borracha

As crianças no primário aprendem o problema da localização
e assim como por um chapéu
                                                (ato mecânico)
basta esticar uma esquina
para se sentir projetado da escola para a porta das (docerias

                                                                       Antuérpia
                                                                 é um vinho de amizade
                                                            é o envelope postal do mundo

               agora

                   Os navios educados                         e há saudações para América
                   regressam a seus ninhos                nas fontes de água.

 

Encontrei os dois poemas na coletânea Vuelta a la otra margen (Volta à outra margem), editada em 1970, que, além de Oquendo, Moro e Adán, traz também poemas de Emilio Adolfo Westphalen, Jorge Eduardo Eielson e Leopoldo Chariarse. De acordo com os selecionadores Mirko Lauer e Abelardo Oquendo, o motivo da coletânea foi que naquele momento não se editavam mais esses poetas. E agora eles chegam aqui neste Porto Literário.

Pós escrito

Agradeço publicamente o poeta Óscar Limache, que me levou ao Paraíso dos Livros, reunião de bancas de livros usados no centro de Lima onde pude conseguir estas e outras jóias da literatura peruana, sem contar uma edição em espanhol de La Barcarola, de Pablo Neruda, com o poema Santos Revisitado, que até o momento só conhecia na tradução da editora LP&M.

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Referência

Carlos Oquendo de Amat. Puerto e Amberes. In: Vuelta a la outra margen. Seleção de Mirko Lauer e Abelardo Oquendo. Lima, Peru: Casa de la Cultura, 1970.

 

FUENTE: https://portogente.com.br/colunistas/alessandro-atanes/32427-surrealismo-no-porto-notas-do-peru-parte-4

 

Creditos de la imagen :

https://www.noticiasaominuto.com/cultura/1113392/coimbra-acolhe-exposicao-de-surrealismo-com-mais-de-100-artistas